sábado, 6 de agosto de 2011

Culto do dia 31/07/2011     Palavra  do Pastor Tarso Vaz



  •  Poder:
Poder é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força. O poder geralmente define, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. O poder pode causar medo, ele subjulga as pessoas, no entanto o poder não tras oportunidade. O poder não tras amizade quando ele esta sozinho, mas o Senhor liberta, e tira as cadeias.

  • Autoridade: 
Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada. É uma espécie de poder continuativo no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado, ou não, em que os subordinados prestam uma obediência incondicional, ao indivíduo ou a instituição detentores da Autoridade. Ou seja, a Autoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação e os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar.
  •  Liderança:
A liderança depende do esforço dos outros, nunca alguém pode ser um líder, se antes não conquistar a outra pessoa, não havera liderança. A liderança depende da conquista, e do esforço da outra pessoa.  A liderança é avaliada e observada a todo tempo. Na liderança, a pessoa tem que andar pra frente, precisa desenvolver, crescer. A liderança passa por mudanças, ou pra mais, ou pra menos. Mas, no momento que alguem faz melhor do que você, você perde a liderança.
  •   Serviço:
Ação espontânea, involuntária, não requer poder, muito menos liderança. É servir, agradar e ter uma função utíl e agradável. Nos precisamos servir a igreja. O serviço tras animo e corajem, ela não subjulga, porque ele não faz debaixo de opreção. Você faz porque você se sente bem, sem cobrar nada. Como servo de Deus, você tem que ser como as crianças, servir a Deus, fazer sem esperar nada em troca. Serviço sempre é em conjunto, o serviço tras amizade, aproximação. Ele depende do esforço de cada um. Quem avalia o serviço é o Senhor Jesus Cristo. O serviço é sempre bem vindo. Para ser lider, precisa ser servo. O senhor nos chamam para ser servos. Serviço é devoção, submissão, condição inferior, fidelidade e humildade. E lembre-se para ser grande tem que ser pequeno.


Você deve seguir o exemplo de Jesus, ele deu uma lição de hulmidade aos seus discípulos quando ele lavou os pés deles. Ele diz que eles deveriam seguir o seu exemplo. E nós, como discípulos de Cristo, devemos fazer o mesmo. Satisfazer as nessecidades de outras pessoas e sacrificar a si mesmo é o exemplo de Jesus, e nós devemos ser como ele. Você sabia que, quando você sente pena de si mesmo, uma das melhores coisas para ajudar você a se sentir melhor é fazer alguma coisa boa para outra pessoa? E, se você está agindo como Jesus, pode ser que isso custe alguma coisa - tempo, energia, dinheiro, talvez até os outros secretamente, e Deus recebe toda a glória. Jesus veio e se humilhou tomando-se um servo para os outros. Ser como Cristão significa que nós nos humilhamos e fazemos o mesmo. Esta é a razão de toda a nossa vida aqui na terra - seguir o exemplo de Jesus e servir aos outros.



Exemplo: 
-   Lavagem dos pés  
   ( Foto tirada no ano novo - 2010)



  "Eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz" (Jo 13:15)


Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espirito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. Então peço que me deem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios, mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguem procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.Tenham entre vocês o mesmo mode de pensar que Cristo Jesus tinham: Ele tinham a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrario, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou o que era seu, e tomou a natureza de *servo, tomando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte de cruz.    (Filipenses 2: 1-8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário